"Antes de concebê-lo, já o queria. Antes de nascer, já o amava. Antes que completasse uma hora de vida, eu já morreria por ele. E esse é o milagre da vida".

domingo, 3 de janeiro de 2016

Enfrentando a Crise dos 2 Anos (Terrible 2)

Eu, o Papai e a Vovó Mery (que cuida do nosso pequeno anjinho durante a semana) estamos passando pela crise dos 2 anos... e vou te contar que não está sendo nada fácil. 

Meu pequeno está criando hábitos próprios e já tem o gosto bem aguçado (até demais para a idade dele.)

Começando pelo apetite... agora ele se mostra extremamente seletivo ao que comer. Enquanto antes ele gostava de suco de frutas, arroz com feijão, queijo branco, mamadeira de Mucilon e biscoitos de maizena... agora o top do momento é suco de uva (de caixinha), Nescau, biscoito de água e sal com requeijão e sopas. (Mas nesse calor... sopa todo dia é mais que complicado). Frutas, legumes e verduras nem pensar ... e inacreditavelmente, ele ama azeitona! 

Vou testando as coisas aos poucos para ver se funciona... esses dias eu apresentei Cereais com leite e não rolou... mas as bolinhas de chocolate do Sucrilhos Kellogg's fez um sucesso (mas sem o leite misturado!)... Leite fermentado também tem colado bem... guaraná natural está entre as bebidas preferidas ... tem que ter paciência e criatividade! 

Atividades que eram bem simples como ir ao mercado, tornaram-se batalhas. Basta dizer não pra um capricho que a criança se joga no chão, grita e faz pirraça. As pessoas olham pra gente com tom de reprovação, esperando que a sua reação seja bater, gritar ou fazer um pequeno espetáculo... mas eu aprendi que basta recolher a encrenca criança e chamar a atenção dela para uma outra coisa. 

Eles nos testam o tempo todo... entram na frente da TV quando vc está assistindo, querem usar o computador quando vc está ocupado pagando uma conta, abrem a geladeira o tempo todo, mesmo te escutando dizer que não pode... mexem na tomada... quebram tudo... querem andar sozinhos pela rua... lutam pra escovar os dentes ou entrar no banho... querem dirigir sozinhos (como se alcançassem os pedais do carro). Eu tenho certeza de que o meu príncipe entende o que falamos... mas parece que vai contra e até sofre um pouco com isso. 

Passamos por lamúrias intermináveis... um chorinho chato sem mais e nem porque que dependendo do humor, duram o dia todo. 

Entre várias pesquisas, descobri que tudo isso é completamente normal. A criança está se descobrindo como indivíduo e não consegue se expressar verbalmente pois ainda não tem vocabulário para isso. 

Precisamos apresentar o mundo aos nossos pequenos e impor limites com muita conversa e disciplina. 

Ninguém disse que seria fácil. Tem dias que a gente chega do trabalho e quer comer e descansar, mas a criança gruda nas pernas e chora, resmunga e nem sabe porque... Dá vontade de chorar junto... de sair correndo... bate o desejo de saber se existe um botão de Pause em algum lugar... mas tudo se desarma num sorriso, num abraço e num par de olhos azuis dizendo "mamãe... te amo!" 

Convidar os amiguinhos para almoçar pode ser um boa estratégia para fazer o filhote comer.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, Comentários, Sugestões??
Faça a sua bagunça aqui!!